O abacate é um alimento que já sofreu muitos julgamentos devido a sua quantidade de gordura, mas você sabia que a maior parte delas são monoinsaturadas, ou seja, fazem bem para o organismo?
As calorias do abacate dependerão do tamanho da fruta. Em 100 g do alimento, há 96 calorias e 8,4 g de gordura. Há muitos tipos diferentes de abacates, variando em cor, tamanho e forma,
Em uma dieta equilibrada, consumir o abacate ajuda a proporcionar diversos benefícios para o organismo. Por isso, coma uma quantidade moderada sem culpa e desfrute das vantagens nutricionais do alimento.
Veja detalhes dos benefícios a seguir:
1. Pode diminuir a pressão arterial: O consumo de abacate ajuda a reduzir a pressão arterial. Isso acontece devido à presença de potássio no alimento.
2. Afasta o colesterol: Apesar de ser um alimento rico em gordura, o abacate ajuda a combater o colesterol ruim do organismo. .
3. Faz bem para o coração: O abacate é um alimento com alto teor de gordura do tipo monoinsaturado, o que o torna um aliado do coração.
4. Diminui o cortisol, hormônio do estresse: ao consumir o abacate a pessoa consegue reduzir o cortisol, o “hormônio do estresse”. A fruta também ajuda a controlar a ansiedade devido ao potássio e ao lítio e também contribui para garantir uma boa noite de sono.
5. Contribui para o funcionamento do intestino: O abacate é fonte de fibras solúveis, ajuda na regularização do funcionamento do intestino.
6. Faz bem para os olhos: O alimento possui antioxidantes que são extremamente importantes para a saúde dos olhos. Por isso, comer abacate regularmente beneficia a saúde ocular a longo prazo.
7. Ajuda a perder peso: o abacate é uma fruta que aumenta a sensação de saciedade e, assim, adia a fome.
8. Previne a osteoporose: Os minerais presentes no abacate são benéficos para os ossos, diminuindo o risco de osteoporose, pois aumentam a densidade mineral óssea.
O abacate é bastante versátil podendo ser consumido em receitas doces e salgadas. A quantidade ideal pode variar entre um abacate pequeno ou metade de uma fruta maior. A recomendação é consumir cerca de três vezes por semana
0 Comments