Faça atividade física regular, o exercício produz endorfinas, que podem ajudar a melhorar o humor e superar a depressão. Também foi adicionado para prevenir a ocorrência de doenças como doenças cardíacas, pressão alta, diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto.
A atividade física em idosos pode minimizar os efeitos do tempo no processo de envelhecimento, como a fraqueza muscular.
Além dessas medidas, também é importante ter atenção especial com a saúde na velhice e ficar atento a qualquer alteração no corpo.
Portanto, um médico deve sempre ser consultado para monitorar e prevenir o aparecimento de qualquer doença. Mais importante ainda, os idosos permanecem ativos ao longo dos anos e o envelhecimento não é uma barreira para fazer as coisas que desejam ou valorizam.
Qualidade de vida significa manter uma boa saúde física e mental, bem como desfrutar de boas relações sociais, manter uma boa independência e manter-se ativo.
Atividade física é sinônimo de saúde e qualidade de vida. A atividade física é muito importante, principalmente na velhice. Além de fazer bem para o corpo, também faz bem para a alma, pois o envelhecimento leva gradativamente a uma perda de estrutura e função do corpo humano ao longo dos anos, levando à perda de massa muscular e, consequentemente, perda de força, o que torna uma pessoa dependente e sem autonomia.
Existem muitas maneiras de criar um programa de exercícios para adultos mais velhos. É importante começar com atividades leves e você pode aumentar a intensidade à medida que seu condicionamento aumenta. Além disso, é importante lembrar que a segurança é uma prioridade. Se você tiver dúvidas sobre qual tipo de atividade física é ideal para você, recomendo consultar um profissional de saúde qualificado.
Quais atividades físicas os idosos podem fazer?
Os adultos mais velhos podem fazer muita atividade física. Isso pode incluir caminhada, natação, tai chi, ioga, dança, ciclismo, alongamento ou qualquer outra atividade adequada ao seu nível de condicionamento físico. É importante que os idosos considerem seus limites e procurem orientação médica antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
Benefícios da atividade física para idosos:
1- Melhorar a função cardiorrespiratória:
O exercício de intensidade moderada ajuda a melhorar a aptidão cardiorrespiratória com exercícios regulares. Isso significa uma respiração melhor e menos chances de doenças cardíacas.
2- Fortalecer os músculos:
A pesquisa mostra que o corpo perde uma média de 3 kg de massa muscular magra por década começando na meia-idade. Evidências sugerem que essa perda está relacionada a um estilo de vida sedentário e não à idade. Portanto, a massa muscular em adultos mais velhos pode ser aumentada por meio do exercício.
3- Ossos Fortes:
As pessoas são mais propensas a fraturas à medida que envelhecem. A densidade óssea começa a diminuir após os 40 anos e acelera após os 50 anos. O exercício ajuda a reduzir o risco de perda óssea e osteoporose.
4- Ajuda a função das articulações:
Manter-se ativo e se exercitar ajuda o corpo a manter as articulações saudáveis. Pessoas com artrite que seguem um programa de exercícios aeróbicos e de fortalecimento podem se beneficiar muito.
5- Reduz o risco de quedas:
Você pode reduzir o risco de quedas fazendo exercícios que incluam equilíbrio e coordenação motora.
6- Reduza a gordura corporal:
O exercício regular pode ajudar a reduzir a gordura corporal. Isso ajuda a melhorar a saúde, como prevenir doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, através do exercício, eles começaram a ter um melhor controle de peso.
7- Evite a depressão:
A atividade física ajuda o corpo a produzir endorfinas, que podem ajudar a combater a tristeza e a depressão e aumentar o bem-estar e a autoestima.
8- Ajuda a manter o cérebro alerta:
A atividade física ajuda a manter o cérebro dos idosos alerta porque garante que as funções cognitivas estejam funcionando plenamente. Isso pode prevenir a perda de memória, demência e até retardar a progressão da doença de Alzheimer.
À medida que envelhecemos, o corpo e o organismo sofrem muitas mudanças e, se não forem tomados cuidados redobrados, podem surgir problemas. Para as pessoas que entraram na velhice, a atividade física regular e o exercício físico são a melhor maneira de se manter longe de um estilo de vida sedentário e garantir mais condicionamento físico. A atividade física é, sem dúvida, uma grande aliada na prevenção e desaceleração do processo de envelhecimento.
Mas o exercício não apenas melhora a capacidade física em adultos mais velhos, mas também pode refletir a auto-estima.
Para quem tem mais de 60 anos, seguem algumas dicas para uma atividade física tranquila e saudável.
Faça uma dieta balanceada e beba muita água durante o exercício, alongue-se antes e depois de cada exercício, escolha o melhor horário para o exercício, pratique 3 a 5 vezes por semana, 20 minutos por dia, comece as atividades lentamente e aumente gradualmente a intensidade. A atividade física em idosos deve ser prazerosa, por isso é importante que as pessoas escolham atividades com as quais se sintam bem.
É preciso ressaltar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade, o idoso precisa passar por uma avaliação clínica para que o médico possa orientá-lo.
Você vê como podemos envelhecer com saúde? Gostou dessas dicas? Queremos saber o que você fez ou planeja fazer para viver com saúde em seus últimos anos. fala nos comentários
0 Comments