Os distúrbios do equilíbrio são transtornos na manutenção do equilíbrio normal que resultam de doenças que afetam as vias vestibulares centrais ou periféricas. As perturbações do equilíbrio podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas no ouvido, um ferimento na cabeça ou distúrbios circulatórios que afetam o ouvido interno ou o cérebro. Muitas pessoas experimentam problemas com o seu senso de equilíbrio à medida que envelhecem.
Problemas de equilíbrio e tonturas também podem ser um efeito colateral de certos medicamentos. Além disso, problemas nos sistemas visual, esquelético, nervoso ou circulatório podem originar alterações de postura e equilíbrio. Doença do sistema circulatório, tal como pressão arterial baixa, pode levar a uma sensação de tontura quando se levanta de repente. Alterações no sistema esquelético ou visual também podem causar problemas de equilíbrio. Contudo, muitos distúrbios do equilíbrio podem acontecer sem nenhuma causa óbvia.
Alguns outros sintomas que podem ocorrer são tontura ou vertigem , sentir como se estivesse caindo, desmaios, sensação de flutuação, visão turva, confusão ou desorientação, náuseas e vômitos , diarreia , alterações do ritmo cardíaco e da pressão arterial , ansiedade ou pânico.
São possíveis vários tipos de tratamentos, dependendo do caso, desde o tratamento com medicamentos (possivelmente por antibióticos), fazer exercícios, até realizar a cirurgia para as condições mais graves. No entanto, certas condições como a labirintite desaparecem por conta própria, sem tratamento. Medicamentos antivertiginosos podem ser prescritos para aliviar a tontura, enquanto se espera identificar a causa
0 Comments