A manteiga e a margarina são paixões nacionais. Tanto a margarina quanto a manteiga são alimentos ricos em gorduras. O mais importante, ao escolher para consumir, é atentar para o valor calórico desses alimentos, além de outros nutrientes, como gordura saturada, polinsaturada e monoinsaturada.
Produzida por meio do batimento do creme de leite, que é a nata do leite, a manteiga é um alimento rico em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é obtida a partir de óleos vegetais que são ricos em gorduras insaturadas.
Manteiga ou margarina? O eterno dilema sobre qual acompanhamento devemos passar em nossos pãozinhos do dia a dia é muito simples de responder. Apesar de muito semelhantes, a manteiga, de origem animal, ainda é a melhor opção para a nossa alimentação, já que a margarina, mesmo de origem vegetal, possui grande quantidade de gordura trans.
Apesar de parecidas, as diferenças entre manteiga e margarina são grandes. Enquanto a primeira é de origem animal, contém colesterol e mais gorduras saturadas, apesar de ser considerada mais saborosa por ser derivada do leite, a margarina é de origem vegetal, mas possui gordura trans sendo resultado da hidrogenação de óleos para melhorar sua consistência. Esta, inclusive, tem sido associada ao aumento do LDL (mau colesterol).
Desta forma, mesmo a gordura estando presente na composição das duas, a manteiga leva a melhor por conter menor teor de aditivos químicos, o que facilita sua digestão. Concluindo, a manteiga ainda é a opção mais saudável.
Gostou ? Curte e compartilha!
0 Comments