Idosos podem, sim, ter flexibilidade! Tudo vai depender dos seus hábitos, se realizam atividades que colaborem para isso.

Isso porque, na terceira idade, há diversas mudanças na musculatura, como perda de força e elasticidade. Porém, ao realizar ações preventivas, como a fisioterapia, é possível mudar esse quadro. 

Afinal, são feitos diversos exercícios de alongamento, fortalecimento, para prevenção de doenças, para melhora da coordenação motora.

Flexibilidade é a capacidade que os músculos e tendões possuem de se alongarem, esticarem e permitirem que articulação se mova de forma natural. A perda da flexibilidade causa limitações em movimentos básicos, podendo causar dores, lesões e até mesmo risco de quedas, causando graves consequências.

A prática de exercício físico para um idoso é de extrema importância. Como o idoso está em um processo de envelhecimento, a atividade física irá prolongar sua expectativa e qualidade de vida. Opte por atividades com baixo impacto, pois além da flexibilidade do corpo, melhoram a condição cardiorespiratória.
🔸️ Caminhada
🔸️ Natação
🔸️ Andar de bicicleta
🔸️ Alongamentos
🔸️ Hidroginástica
🔸️ Yoga
🔸️ Pilates

Benefícios dos exercícios de flexibilidade:
👉 Melhora os movimentos das articulações;
👉 Ajuda na postura;
👉 Previne lesões e dores;
👉 Contribui para mobilidade das articulações.

O fisioterapeuta ou um educador físico pode auxiliar o idoso avaliando as condições clínicas e físicas. Com isso, prescrevendo e/ou realizando as atividades mais indicadas para cada caso

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *